ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

7 Dicas para Dores de Estômago

Ter uma dor de estômago não é apenas desconfortável, como também é constrangedor. Mas você não está sozinho. Indigestão ou dispepsia, usando um jargão técnico, este tipo de dores atinge milhões de pessoas todos os dias.

O culpado pode ser simples de encontrar. Normalmente os problemas de estômago acontecem porque você comeu rápido demais, mas também pode estar relacionado com um problema grave, como uma úlcera, doença gastrointestinal ou síndrome do intestino irritável.

Embora existam vários medicamentos disponíveis na farmácia mais perto de si, existem também formas naturais de resolver este problema, usando produtos que você muito provavelmente tem em casa e que são eficazes para acalmar dores de estômago. Nós separamos a realidade da ficção no que diz respeito às terapias que realmente funcionam e daquelas que são apenas mitos.

Resolver o problema de estômago “irritado”

De seguida pode encontrar alguns produtos que podem resolver o seu problema de dores no estômago. Aplique o método que preferir e depois conte-nos como foram os resultados.

1. Alcaravia

Alcaravia - Resolver Dores de Estômago

Alcaravia - Resolver Dores de Estômago

também conhecido como cominho-arménio, cariz, cominho ou cúmel, este produto usado na cozinha tradicional europeia e no ocidente asiático é a solução para tratar problemas gastrointestinais desde 1500 A.C., o que mostra a eficácia do tratamento.

2. Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta - Resolver Dores de Estômago

Hortelã-pimenta - Resolver Dores de Estômago

A menta e outros plantas da mesma família, incluindo a hortelã, foram usados para tratar distúrbios no estômago no antigo Egito, Grécia e Roma. Hoje, o óleo de pimenta e as folhas são muitas vezes combinadas com alcaravia para aliviar a irritação no intestino e sintomas de dispepsia. A menta os compostos de mentona na hortelã-pimenta podem ajudar a inibir as contracções musculares, reduzindo os espasmos gratointestinais.

3. Gengibre

Gengibre - Resolver Dores de Estômago

Gengibre - Resolver Dores de Estômago

Um estudo realizado em 2011 em Taiwan descobriu que este remédio caseiro ajuda a transportar alimentos rapidamente através do trato digestivo. Mas, surpreendentemente os investigadores descobriram que nada faz para aliviar os sintomas de uma dor de estômago.

O Gengibre pode ser mais eficaz para os sintomas quando combinado com hortelã. Um estudo descobriu que 74 por cento dos sintomas dos pacientes dispépticos melhoram após usar uma combinação de gengibre e hortelã.

4. Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de Sódio - Resolver Dores de Estômago

Bicarbonato de Sódio - Resolver Dores de Estômago

O bicarbonato de sódio ou cozimento de sódio, é um remédio caseiro comum para indigestão. Um estudo realizado em 2009 descobriu que pode ajudar a eliminar gases e a reequilibrar o pH, mas por outro lado existe pouca evidência científica de que é eficaz a tratar distúrbios estomacais.

5. Banana

Banana - Resolver Dores de Estômago

Banana - Resolver Dores de Estômago

A banana em pó ajuda a aliviar os sintomas de dores no estômago em 75 por cento dos pacientes segundo um estudo de 1990 publicado na revista Lancet, embora o mecanismo de condução deste alívio não é ainda conhecido.

6. Carvão vegetal

Carvão vegetal - Resolver Dores de Estômago

Carvão vegetal - Resolver Dores de Estômago

Embora pareça estranho, o carvão pode desempenhar um papel importante no que diz respeito a acalmar a dor de estômago. Um estudo recente realizado em França, descobriu que o Carbosymag – uma droga legal feita de simeticona, carvão e óxido de magnésio – ajudou a reduzir significativamente a dor e a distensão abdominal em comparação com o placebo.

7. Canela

Canela - Resolver Dores de Estômago

Canela - Resolver Dores de Estômago

Alguns estudos mostram que, quando misturado com outras ervas, como o gengibre, a canela por ser eficaz na redução dos sintomas de dispepsia.

Agora que já conhece 7 formas de resolver as dores de estômago, agora só tem que ir à sua cozinha e verificar se possui alguns destes ingredientes.